Turbine sua carreira com a ajuda da comunicação

Aquela regra de ser gerente aos 30, diretor aos 40 e presidente aos 50 não vale mais. O que define a carreira e o sucesso é a habilidade de atuar em diferentes frentes, de estar apto a mudar e de ter capacidade de trabalhar em equipe. Fala-se muito de liderança, mas é fato que os profissionais precisam da comunicação para turbinar suas carreiras.

Quantas vezes você parou na última semana para comunicar suas conquistas? Quantos colegas de trabalho sabem de suas vitórias? Qual foi a última vez que você falou com o presidente de sua empresa? O que você tem feito que comprova a sua evolução e que atesta que você está preparado para novos desafios?
Já que a tendência dos chefes é lembrar das gafes e não dos destaques das equipes, vamos mudar essa regra, adotando uma comunicação que faça a diferença. Listei 10 dicas:
1. Comunicação visual – Analise como seus chefes e colegas de trabalho se vestem e se comportam no ambiente corporativo. Mesmo se sua empresa for uma agência de publicidade, nada de saia curta, blusa transparente ou decotada. Umbigo de fora, nem pensar. Nada de camisa de time de futebol (seu cliente pode ser torcedor do time que perdeu), tênis velho, calça rasgada ou camiseta com frases infames. Informalidade é diferente de cafonice. Homensmulheres devem se inspirar em quem entende para fazer a diferença no trabalho, sem perder o estilo de cada um.
2. Comunicação escrita – Perdi as contas de quantas vezes vi erros de português em mensagens eletrônicas. Releia a mensagem antes de enviar. Ajuste sua ferramenta de e-mail para que ela indique palavras digitadas de forma errada. Na dúvida, procure odicionário, use o Google, siga dicas e aprimore seu português em testes feitos comquem entende do assunto. Cuidado com o que escreve. Crie frases sempre positivas e indique claramente o que precisa logo no começo da mensagem, pois seu chefe provavelmente irá ver apenas as 4 linhas iniciais pelo iPhone dele. Lembre-se dos tempos de escola: as frases devem ter sempre o sujeito, o verbo e o predicado. Não se coloca vírgula entre sujeito e verbo. Mostre interesse, assinando sua mensagem.
3. Comunicação pelas mídias sociais – As empresas brasileiras já estão mais cientes das novas formas de comunicação e de como gerenciar crises nas mídias sociais.Estudaram o assunto e estão trabalhando para ter uma boa reputação também pela Internet. Mas, o que você tem feito com sua própria imagem? Se você deseja ter destaque em seu trabalho muito cuidado com as mídias sociais. Já que muitos de seus colegas estarão como seus amigos nos perfis, recomendo: não aparecer bêbado, não brigar com as pessoas e/ou ex-namoradas, não maltratar animais, não ser preconceituoso, não tirar fotos com produtos de concorrentes e, principalmente, não falar mal de sua empresa, de seu chefe ou de seu cliente. Hoje, com as ferramentas de monitoramento, é possível saber tudo o que acontece na vida das pessoas inclusive por meio do perfil de seus amigos, ou seja, fique bem atento com marcações de fotos e comentários que podem destruir a sua carreira. Hoje em dia é possível até identificarmanifestantes pelas mídias sociais. Imagine o que podem –ou não– encontrar sobre você.
4. Comunicação oral – Problemas de fala e de dicção podem ser tratados porfonoaudiólogos antes de virarem problemas mais grave. Além disso, deve-se tomar cuidado com vícios de linguagem e gírias. O uso excessivo pode fazer com que você vire “Brother”, “Cara”, “o Meu” ou o “Mané”. A sua fala pode mudar não só a forma como seu chefe e sua empresa analisa seu trabalho, mas também a sua capacidade de transmitir mensagens. Grandes personalidades mundiais foram oradores excepcionais, basta ver os discursos mais famosos do mundo. Timidez e medo de falar em público não foi um obstáculo para diversos líderes, como Steve Jobs, que sempre se superava fazendo ótimas apresentações públicas e discursos, como o da Universidade deStanford.
5. Comunicação para apresentações – Prepare-se para se comunicar bem. Informe-se sobre os templates e modelos já existentes na sua empresa para não começar do zero. Entenda e defina seus objetivos antes de começar a produzir slides. Faça um esboço das mensagens principais e defina: Começo, meio e fim. Prepare-se para falar. Para ser natural, é importante que você treine e que tenha um roteiro de apoio. Use uma linguagem adequada para o seu público e preocupe-se com sua postura. Prepare a apresentação e use recursos audiovisuais. Seja bem-humorado e sempre fale com emoção para que a plateia acompanhe sua fala. Clique aqui e teste sua capacidade.
6. Comunicação corporal – O seu corpo também se comunica. Fique atento a cada detalhe. Os filmes e a TV trabalham muito com isso, principalmente em grandes papéis de vilões, mocinhos, negociadores e bandidos. Olhe seu interlocutor nos olhos. Existem vários tipos de linguagem corporal que são melhores quando você está tentando convencer alguém sobre algo importante para você. Portanto, fique certo de que a posição de suas mãos pode sinalizar poder ou submissão. Cuidado com braços cruzados em conversas importantes, olhares para o céu e posição de submisso. Nunca apoie sua cabeça na mão durante uma reunião. Sente-se de forma ereta para destacar-se em reuniões.
7. Comunicação no mundo corporativo – Não saia fornecendo informações ou enviando mensagens para todos dentro ou fora de sua empresa. Cada organização possui suas regras e políticas. Entenda bem o que você pode fazer antes de fornecer entrevistas para a imprensa, escrever artigos ou aceitar convites para eventos. No momento que você aceita um emprego, está concordando em ser guardião da reputação da empresa para a qual você trabalha. Pesquisa do Reputation Institute, aponta que 79% dos executivos concordam que, atualmente, se vive a era da “Reputation Economy” – uma economia em que a reputação importa mais do que é produzido. Uma boa gestão da reputação pode fazer uma empresa ser bem avaliada até mesmo quando ela atua em setores mal vistos pelos consumidores.
8. Comunicação eficaz – Quantidade não define a qualidade, como bem dizem os homens. De acordo com pesquisa do Project Management Institute (PMI), a comunicação ineficaz põe em risco 7,5% do capital de um projeto. O estudo, que foi feito em março deste ano com empresários, gestores de projetos e executivos, comprova que a comunicação não é secundária. Todos os entrevistados estiveram envolvidos em grandes projetos (com orçamento total de 250 mil dólares ou mais) nos últimos três anos em organizações com pelo menos mil funcionários. Segundo a pesquisa, 80% das empresas que conseguiram atingir suas metas adotaram uma comunicação altamente eficiente, transmitindo mensagens corretas. Os principais problemas de comunicação nas empresas, segundo o estudo, são referentes à lacuna existente na compreensão dos benefícios do negócio e os desafios sobre a linguagem usada para deliberar os projetos – que geralmente não é muito clara e recheada de jargões técnicos.
9. Comunicação em situações de crise – É fato que os problemas existem e que eles fazem parte do mundo empresarial, independente da área de atuação da empresa. A crise ocorre porque na maioria das vezes as questões não foram tratadas quando elas eram apenas ocorrências. Crie elos com outros colegas de trabalho para poder pedir e oferecer ajuda quando necessário. Fique atento. Aprenda a estudar as movimentações de seu departamento, de sua empresa e do mercado em que atua. Não tenha medo de relatar ocorrências.
10. Comunicação com todos – É importante manter uma comunicação com todos de sua empresa, do porteiro ao presidente. Quanto maior sua rede de relacionamentos dentro da empresa, melhor será o apoio diante de necessidades junto a outros departamentos. Lembre-se que muitas oportunidades de crescimento profissional podem estar dentro da própria companhia que você trabalha. Grandes líderes devem ser exemplos de inspiração para todas as pessoas e não apenas os chefes.

Prepare-se, acredite em você e seja positivo. Tenho certeza de que você fará a diferença!

 

Comments are closed.