Muito discurso; poucas ideias

A divisão política da sociedade não é exclusividade do Brasil. Trata-se de um fenômeno global.  E na maior parte dos países, embora as ideologias e os conceitos dos diversos grupos apresentem diferenças marcantes, a prática muitas vezes se assemelha de tal forma que se torna difícil distinguir uns dos outros.

(mais…)

Sucesso com a Comunicação

(mais…)

Mídias sociais, um desafio para CEOs

Responda rápido: você faz parte do time que não sai de casa sem o celular e nunca fica fisicamente longe do aparelho? Bem-vindo ao time. Eu, você e mais de 90 milhões de brasileiros mudamos radicalmente nossos hábitos ao longo dos últimos anos e aderimos de vez ao mundo digital. Antes, fazíamos apenas chamadas de forma comedida, contando os minutos e controlando os custos. Agora, acessamos sem restrições por horas diversos aplicativos, mídias sociais e sites de interesse. Engordamos a estatística que aponta que o Brasil tem a quinta maior base de smartphones do mundo, ficando atrás apenas da China, EUA, Índia e Indonésia.

(mais…)

O doce ruído da imprensa livre

O dia a dia dos jornalistas anda ainda mais agitado por causa da Lei 13.188/2015, que regulamenta o direito de resposta. O texto, sancionado pela Presidente Dilma dias atrás, prevê que os veículos de comunicação devem divulgar de forma ‘gratuita’ e ‘proporcional’ ao agravo a resposta da pessoa ou empresa ‘ofendida’.

(mais…)

Comunicação às claras, com Coca-Cola e Brigitte Bardot

A Internet e as mídias sociais estão colocando as empresas e os políticos diante de um novo desafio: serem mais autênticos, transparentes e responsáveis. Com informações disponíveis a todos, inclusive por meio de simples pesquisas na web, o trabalho jornalístico está cada vez mais investigativo e, consequentemente, mais poderoso. As mídias sociais crescem a cada dia, com consumidores influenciando amigos e toda a sua rede de relacionamento. A Internet já é fonte de pesquisa e de reclamação para todas as classes sociais.

(mais…)

O espetáculo do crime

O assassinato ao vivo de uma jornalista e de um cinegrafista chocou o planeta. As imagens se espalharam pela internet. A repórter de TV Alison Parker entrevistava uma mulher na cidade de Moneta (estado de Virginia, EUA) quando, de repente, ouviram-se vários disparos seguidos de gritos.

(mais…)

Comunicação, uma arma contra o preconceito

Em 1964, o então presidente dos Estados Unidos Lyndon Johnson assinava a Lei dos Direitos Civis. A legislação, que teve sua proposta iniciada pelo presidente John Kennedy, tornou-se um marco histórico na luta pelo fim à segregação racial e na busca por equidade a todos, incluindo o direito a voto para afrodescendentes e até para exercer atividades corriqueiras, como frequentar sem restrições locais abertos ao público – hotéis, restaurantes, teatros, lojas etc.

(mais…)

Uma saída para a crise

Diante do atual momento econômico do Brasil, em que namoramos perigosamente com a recessão técnica, muitos líderes se questionam sobre qual seria a saída para atravessar o período de turbulência e se diferenciar dos concorrentes, visando retomar o crescimento e a competitividade.

(mais…)

As fronteiras difusas das redes sociais

Dias atrás, William Bonner, durante o Jornal Nacional, fez um comentário a respeito da aparência do personagem de uma reportagem. “Cara de maluco ele tem, cá entre nós, né?” disse o apresentador da Rede Globo. Imediatamente, o assunto “bombou” na Internet. A maioria criticou duramente o apresentador – com tal intensidade que Bonner se viu obrigado a se desculpar antes mesmo do fim do telejornal. O caso revela a capacidade das redes sociais alimentar e destruir reputações.

(mais…)

A transformação da publicidade

Com o advento da era digital, empresas e agências de comunicação e publicidade estão, cada uma de seu jeito, diante de novos desafios. Os consumidores demandam diálogo, querem ser ouvidos, buscam marcas que respeitem suas individualidades e rejeitam a comunicação unilateral. Não há, portanto, instrumentos que, sozinhos, possam atender às demandas desse novo momento. O caminho será aproximar comunicação e publicidade, de forma a utilizar os conceitos e ferramentas de cada uma dessas matérias de forma integrada e sistemática.

(mais…)